quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Grooming de Sobrancelhas

Há uma história paralela da humanidade que é feita através do desenho da sobrancelha: mais longa, mais peluda, monosobrancelha, mais arqueada, quase inexistente como nos anos 60 (ainda hoje as nossas mães sofrem pela sua ausência).

A Lisa Eldridge tem um tutorial no seu site sobre como fazer uma maquilhagem masculina. Nesse tutorial, para além de uma maquilhagem bastante minimal toda em tons nude (o nome contemporâneo do que antigamente se chamava bege, termo hoje em dia só usado por pessoas com mais de 70 anos), incluindo a sombra e o blush, Lisa trabalha de forma bastante pormenorizada as sobrancelhas. Para além de engrossá-las e escurecê-las, ela endireita o contorno inferior junto ao olho e que normalmente temos mais ou menos arqueado.


Isto para dizer que o desenho da sobrancelha, seja natural ou construído, define o olhar e portanto toda a expressão do rosto. Logo, o que quer que se pense fazer, deve ser bem maturado e estudado com um profissional. Hoje em dia as sobrancelhas querem-se naturais, de preferência com alguma espessura, graças a meninas como a Cara Delevingne. Deve ter um contorno bem definido e na maior parte dos casos preenchida. Há vários tipos de produtos para o fazer. Desde lápis, até ceras e géis fixadores. Há também quem use sombra para esse preenchimento. Eu uso um lápis da Bourjois, o Sourcil Précision. As sobrancelhas bem preenchidas dão um ar mais jovem, pois faz parte do envelhecimento a queda de pelagem corporal.

Como tenho muito poucos pêlos nem sequer depilo as sobrancelhas. Limito-me a arrancar com pinça os pelitos que nascem tipo cactos à volta do contorno natural. Em seguida preencho com o lápis. Faz parte do meu ritual de maquilhagem quotidiano. Descobri muito recentemente o preenchimento com sombra. Utilizo uma sombra da palete Naked Basics da Urban Decay (ainda não me decidi se com o negro crave ou o castanho Faint) e um pencil da Zoeva, o 226/smudger e sinto que a sobrancelha fica com um contorno mais definido do que com o lápis, mas ainda assim bastante natural. Embora pense que o mais simples é frequentemente melhor, estou cheia de curiosidade para comprar um dos produtos da Benefit, que é tão consagrada pelos seus produtos para sobrancelhas, mas vou dar mais tempo para esta experiência com sombra.

* texto adaptado das minhas crónicas na Umbigo Magazine

Sem comentários:

Enviar um comentário